sábado, 15 de fevereiro de 2014

O nome de Eco


Comprei no inicio do mês de janeiro o livro do italiano Umberto Eco: O Nome da Rosa. Tão conhecido no meio literário.

Ainda não li. Tinha levado até para viagem a São Paulo, mas só li o comecinho.

Todavia já se encontra em empréstimo. Estou convertendo uma alma para o mundo da leitura [ ;) ].

Como não li o livro, resolvi falar do autor e da obra. Afinal algo que me interessou.

É interessante saber um pouco da vida de autores, artistas. Sempre que a preguiça me permite procuro ler sobre, seja na área da música, das letras, tecnologia, enfim.

Então. Comecei a ler sobre Umberto Eco, justamente para esse post, claro! E minha primeira impressão sobre ele foi "Eta poxa que bixo inteligente da gota!". O cara fez estudos e defendeu teses em volta do trabalho literário começando pela literatura da Idade Média e depois seguindo pela semiótica (o estudo do significado que o ser humano coloca em tudo a sua volta sobre as manifestações humanas: arte, musica, literatura,etc). Uma loucura, mas fascinante!

Lendo uma reportagem no site Estadão, descubro que ele já foi curador do museu do Louvre em Paris [Abençoa Pai!].
Nesta mesma reportagem de 2010, ele fala da internet e seu impacto na educação e no conteúdo físico, algo que ele discursa muito e já até lançou livro nesse tema juntamento com Jean-Claude Carrière intitulado como Não contem com o fim do livro.

Achei massa sua resposta a uma pergunta referente a Dan Brown. Segue abaixo.

"Por falar em 'O Pêndulo de Foucault', comenta-se que o senhor antecipou em muito tempo O Código de Da Vinci, de Dan Brown.
Quem leu meu livro sabe que é verdade. Mas, enquanto são os meus personagens que levam a sério esse ocultismo barato, Dan Brown é quem leva isso a sério e tenta convencer os leitores de que realmente é um assunto a ser considerado. Ou seja, fez uma bela maquiagem. Fomos apresentados neste ano em uma première do Teatro Scala e ele assim se apresentou: "O senhor não me admira, mas eu gosto de seus livros." Respondi: Não é que eu não goste de você - afinal, eu criei você (risos)."
Claro que fiquei morrendo de vontade de ler O Pêndulo de Foucault. Já vai ser marcado no Skoob. E, claro, já estava marcado como "Vou ler" no Skoob[ :P ].

Ainda para acrescentar ele é um grande colecionador de livros. Em sua casa possui mais de 50 mil titulos [morri!]

Além desses de O nome da Rosa e O pêndulo de Foucault, Eco tem mais 4 romances publicados. Mas o que mais lhe consagrou foi O Nome da Rosa lançado na década de 80 contando a história de mistério que dois monges tentam desvendar em torno de mortes que acontecem ao longo da narrativa. Este livro chegou a ter sua versão em filme.
Sean Connery interpreta Guilherme de Baskerville.



Como eu tinha mencionado acima, Umberto Eco é um estudioso da manifestação literária, principalmente da semiótica, e isso o levou a publicar livros dentro deste tema e de tantos outros no estudo da literatura. Seus primeiros estudos foram voltados para os trabalhos de St Tomás Aquino. Algo sempre citado quando se ler sua biografia.




Aqui mais um trecho de uma entrevista da revista Época com Eco em 2011. Aqui ele fala das áreas de seu interesse e do livro O cemitério de Praga.

"ÉPOCA - Como lidar com tamanha variedade de caminhos?
Eco -
 Estou começando com meu interesse constante desde o começo da carreira pela Idade Média e pelos romances de Alessandro Manzoni. Depois vieram a Semiótica, a teoria da comunicação, a filosofia da linguagem. E há o lado banido, o da teoria ocultista, que sempre me fascinou. Tanto que tenho uma biblioteca só do assunto. Adoro a questão do falso. E foi recolhendo montes de teorias esquisitas que cheguei à ideia de escrever O cemitério de Praga."
Em mesma entrevista ele fala da concepção de alguns de seus livros e seu estilo.
" [...] Sou considerado um autor pós-moderno, e concordo com isso. Vasculho as formas e artifícios do romance tradicional. Só que procuro introduzir temas que possam intrigar o leitor: a teoria da comédia perdida de Aristóteles em O nome da rosa; as conspirações maçônicas em O pêndulo de Foucault; a imaginação medieval em Baudolino; a memória e os quadrinhos em A misteriosa chama; a construção do antissemitismo em O cemitério de Praga.[...]"



Umberto Eco





Umberto Eco no Skoob











Sessão Cola

http://www.e-biografias.net/umberto_eco/
http://educacao.uol.com.br/biografias/umberto-eco.jhtm
http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/umberto-eco/
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2012/08/7-livros-de-umberto-eco-para-ter-na.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco

E pra não perder o hábito. Um música. Esta tocou no final da escrita do post :)
Com vocês Gavin Degraw e Follow Through.

Nenhum comentário:

Postar um comentário