sábado, 22 de fevereiro de 2014

Era uma vez... Hans Christian Andersen um autor de conto de fadas



Pois conto de fadas também é literatura.





Você com certeza deve conhecer essas histórias: A Pequena Sereia, O Patinho Feio e O Soldadinho de Chumbo.
Pois essas três obras são baseadas nos contos de Hans Christian Andersen. Dinamarques mundialmente conhecido por seus contos infanto-juvenis.

Muitas produções da Disney são baseadas nos contos de Hans, estes são: A Pequena Sereia, O Patinho Feio, Fantasia 2000 (baseado na história do Soldadinho de Chumbo), A Pequena Vendedora de Fósforos (The Little Match Girl) e Frozen.

O filme Frozen foi a razão desse post. Depois de ter assistido e adorado o filme [isso inclui os musicais, adoro as músicas nos filmes da Disney], pesquisei sobre, e achei a referência a Hans Christian Andersen. Como que histórias que você conhece desde que se conhece por gente e nem sabe de onde vieram, quem as criou.

Não só a Disney lançou filmes baseados nas obras de Hans. Tem esse filme The Red Shoes (1948) dos britânicos Michael Powell e Emeric Pressburger, conhecidos como The Archers (os Arqueiros), que já tinha assistido no canal Futura ou foi Cultura, não lembro. Na época em que assistir nem sabia de Hans Christian Andersen. 


Trailer do filme The Red Shoes (no Brasil, Os Sapatinhos Vermelhos).

Nesse link tem a lista de alguns contos de Hans, e que são muitos. Em sua vida foram mais de 150 títulos.

O renomado autor de contos de fadas, não teve uma educação completa, parando de estudar aos 11 anos pelas condições financeiras de sua familia e a morte de seu pai, o obrigando a trabalhar cedo. 

Com 14 anos, Andersen vai para Copenhague e conhece o diretor de teatro Jonas Collin. Nesse período nosso autor, desempenha as habilidades de ator, bailarino e autor de algumas peças. E depois desse período é que passa a escrever contos infantis. Em Copenhague também retoma os estudos com a ajuda de Collin.

Assim sua obra não é totalmente de histórias para crianças, contendo obras para adultos também, as quais foram suas primeiras publicações. Porém, foram os contos infantis que lhe consagraram no meio literário sendo um dos primeiros autores para esse genero.

Um das suas obras que me chamaram a atenção foi A Roupa Nova do Rei. Quem não se lembra de um episódio de Chapolin que conta uma história parecida, de um alfaiate que diz fazer uma roupa que só os inteligentes veem.

De cara achei que a história contada por Chapolin era baseada na obra de Andersen, porém o episódio "O Alfaiate Valente" é inspirado na obra dos Irmãos Grimm de mesmo nome. As obras dos Irmãos Grimm também são muitas e delas temos várias usadas pela Disney, como A Branca de Neve.

Cena do episódio de Chapolin chamado O Alfaiate Valente. Aqui "Seu Madruga" segura o tecido "invisivel".
Então é isso. Infelizmente os contos de fadas, são mesmo histórias inventadas por alguém, mas que nos inspiraram com suas belas mensagens e que irão inspirar a vida de nossos filhos. E vão me fazer chorar sempre [ :'( ].

Pra você entender a importância de Hans Christian Andersen, o dia 2 de abril, data de seu nascimento, foi colocado como Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil. Há também um prêmio para o genero com seu nome.


Hans Christian Andersen
Sessão Cola

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Christian_Andersen
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Alfaiate_Valente
http://vizinhancadochaves.wordpress.com/2012/11/09/o-que-voce-sabe-e-o-que-nao-sabe-sobre-o-alfaiatezinho-valente/
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Roupa_Nova_do_Rei
http://educacao.uol.com.br/biografias/hans-christian-andersen.jhtm
http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/hans-christian-andersen-the-top-10-212255
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Red_Shoes
http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Films_based_on_works_by_Hans_Christian_Andersen
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Red_Shoes_(1948_film)
http://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=49359
http://disney.wikia.com/wiki/Tin_Soldier
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1131555-conheca-as-obras-de-hans-christian-andersen.shtml
http://loucospor-livros.blogspot.com.br/2012/01/as-verdadeiras-historias-dos-contos-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário